ARTIGO

Artigo feito pelos alunos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba, aonde o foco era o Alice, que avança rapidamente pelo litoral para uma nova forma de aprender lógica de uma forma fácil e divertida. Fica um trecho do artigo

_________________________________________________
USO DO SCRATCH E DO ALICE PARA O ENSINO DE LÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Autores Alex Sandro de Araújo Souza, Gabriel Pinheiro da Silva, Jhones Henrique da Silva, Lyandra Akemi Natali Saito Ferreira, Marcelo Souza dos Anjos e Raphael Goulart César
INTRODUÇÃO
Acredita-se que a melhor época para o aprendizado é o período entre a infância e adolescência, caracteriza-se como um período onde o raciocínio, o pensamento matemático, as habilidades cognitivas, inteligências e dons estão aflorando. Independente das capacidades de um indivíduo de aprender, os conhecimentos adquiridos em determinada atividade ou experiência que possa ter sido exposto podem auxiliar no seu aprendizado, por exemplo, durante uma aula de literatura clássica um aluno pode compreender um leque de componentes muito maior que vão desde de conhecimentos em história até geografia e artes. Estes conceitos interdisciplinares estão presentes na vida de um modo geral(...)

   INFLUÊNCIA DA LÓGICA NA PRODUTIVIDADE
Na vida cotidiana, estamos expostos a diversas situações em que somos forçados a ter agilidade e pensamento sistemático para chegar a resolução de questões das mais simples às mais complexas, onde a percepção do indivíduo sobre os diversos aspectos que levarão a resolução desse problema exigem um olhar crítico, concentração, raciocínio e talvez conhecimento prévio a respeito da questão. A vida, de um modo geral, exige pessoas com essas habilidades. Essa busca pela excelência até certo ponto é compreensível, pois estamos na era da informação, onde indivíduos pouco habilidosos tendem a perder espaço no mercado de trabalho(...)

ALICE E O APRENDIZADO DE LÓGICA
O Alice é um método eficiente de se ensinar as bases da lógica e da programação com qualquer aluno de qualquer idade, pois ele não requer quase nenhum conhecimento prévio. O aluno precisa apenas saber ler (no momento, em inglês, já que ainda não há uma tradução pra português do software) e ter conhecimentos básicos de como se utilizar um computador (abrir e fechar programas, salvar e abrir arquivos, navegar por pastas, clicar e arrastar). Para aprender a usar o programa em si, além de haver um professor na escola responsável por este ensino, também existem materiais em português para auxiliar o aluno. À medida que o aluno vai aprendendo a usar o software e vai criando seus projetos, o aluno vai, subconscientemente, aprendendo as tais bases da lógica e da programação, e sem se entediar, pois ele não perceberá que está estudando, ele estará somente criando “joguinhos” e animações. Cada dia ele estará fazendo algo diferente, evitando a mesmice do dia-a-dia na sala de aula(...)

Da esquerda para direita alguns dos autores seguindo com a autora do Alice no Litoral, Jhones Henrique da Silva,Raphael Goulart César, Alex Sandro de Araújo, Ana Paula Negri de Macedo Souza, Gabriel Pinheiro da Silva,Marcelo Souza dos Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário